Emprestimos micro financeiros uma alternativa para a banca comercial
A matemática financeira é um instrumento essencial no processo de tomada de decisão e na gestão financeira de empresas e pessoas. O desconhecimento dessa ferramenta pode resultar em grandes perdas financeiras.
Dessa forma a matemática financeira passa a ser a principal ferramenta para mensurar o custo do dinheiro no tempo, seja este custo relacionado com os efeitos inflacionários ou pelo custo de oportunidade e, ela fornece instrumentos para o estudo e avaliação das formas de aplicação de dinheiro bem como de pagamento de empréstimo.
Portanto é através da aplicação dos conceitos relacionados à matemática financeira que as decisões financeiras, desde as mais simples como as mais complexas, ficam mais claras evitando perdas monetárias, gerando custos de ignorância da matemática financeira. O custo da ignorância nesta área geralmente afecta directamente o bolso dos diferentes agentes económicos, causando prejuízos às empresas, comprometimento da renda, demissões de gerentes administrativos, problemas judiciais, violação do código de defesa do consumidor, multas e punições legais, comprometimento de bem - estar familiar, dentre outros.
A micro finança oferece o acesso a serviços financeiros e não financeiros a pessoas com baixo rendimento, que desejam obter dinheiro para começar ou para desenvolver actividades geradoras de rendimento. Tal como o nome sugere, os empréstimos e poupanças dos indivíduos mais pobres são pequenos. A micro finança adquiriu o estatuto de reconhecer que os micro empresários e alguns dos clientes mais pobres podem ser “bancáveis”, isto é, eles podem pagar em prazos os empréstimos e os juros e também economizar algum dinheiro, desde que os serviços financeiros sejam personalizados, de forma a preencherem as suas necessidades.
1.Conceitos
Instituição Micro Financeira
É uma organização que oferece serviços financeiros principalmente a pessoas de baixo poder aquisitivo. A maior parte das IMF’s (Instituições Micro