Função de uma cinemateca
Preservação, Memória e Política de Acervos Audiovisuais
Professora Lacy Barca – Campus Tom Jobim - 2013.1
Aluno: Thiago Miguez
1 A FUNÇÃO DE UMA CINEMATECA
Pela definição do dicionário Michaelis, cinemateca é o lugar onde se guardam filmes cinematográficos e se faz coleção de filmes. Sin: filmoteca. O termo cinemateca, em português, é derivado da palavra francesa cinémathèque, e num sentido mais específico, define a instituição que se destina à conservação, restauração e arquivo de patrimônio cinematográfico.
O caso da Cinemateca Brasileira é um pouco diferente; vai além do significado da palavra, já que a instituição não está exclusivamente ou estritamente limitada ao cinema ou às películas cinematográficas. Segundo o site Portal Brasil e o site da própria entidade, a Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual nacional, de modo geral e abrangente, possuindo em seu acervo folhetos, catálogos, periódicos e até mesmo milhares de livros e materiais em mídias magnéticas.
Apesar de uma cinemateca ter como principais funções a armazenagem, catalogação, restauração, documentação e conservação de material cinematográfico, ela não é só importante na constituição de um bom acervo, mas também pelas exibições de filmes, mostras, e demais atividades relacionadas.
Portanto, além de função fundamental de preservação da memória audiovisual pelo domínio dos protocolos de armazenagem, catalogação e recuperação de películas e mídias de diversos materiais, uma cinemateca que oferece um calendário de programação atraente, atua também como um importante agente gerador de valor sócio-cultural.
REFERÊNCIAS
1. Dicionário Online Michaelis de Língua Portuguesa, www.michaelis.uol.com.br
2. Portal Brasil, Cultura, Centros de Cultura, Cinemateca Brasileira, Fundações e Institutos,