museu de arte moderna do rio de janeiro
Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont, Ordenando uma esplêndida vista sobre a Baía de Guanabara e colocado na frente do horizonte da cidade, com a rebelião de montanhas ao fundo, a posição é de excepcional beleza e de fácil acesso da cidade.
O prédio modernista, com 130m de comprimento e 25m de largura, representa um marco na arquitetura brasileira, resultado das linhas retas do arquiteto carioca Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. A atuação conjunta dos dois é, em grande parte, responsável pela fama internacional do museu.
Atualmente, o museu conta mais de 15 mil obras nacionais e estrangeiras, e uma disputada cinemateca onde ocorrem mostras e exposições de filmes. Além disso, possui um acervo bibliográfico especializado em arte, com gravuras e instruções, e história artística.
O Museu divide-se em três blocos, cada um deles com função e forma diferenciadas: o Bloco Escola, primeiro a ser construído, o Bloco de Exposições e o Teatro.
Em 1954 iniciaram as obras do Bloco Escola. Inaugurado em 1958, foi o único que Reidy chegaria a ver concluído. A construção do Bloco de Exposições, iniciada em 1956, só foi concluída em 1967, após o falecimento de Reidy em 1964. O Teatro foi construído cerca de meio século após o projeto inicial.
O Bloco de Exposições, que se destaca e identifica o projeto, possui cerca de 14.000 m2. Apresentando 130 metros de comprimento por 26 metros de largura, tem fechamento lateral na sua maior parte com esquadrias de alumínio e vidro. Foi executado em concreto armado e