Trabalho sobre aluisio carvão
VIDA E OBRA DE: ALUÍSIO CARVÃO - “MESTRE DAS CORES”
Aloísio Carvão, pintor concretista, escultor, ilustrador, ator, cenógrafo, professor, nasceu em 24 de janeiro de 1920 na cidade de Belém do Pará, onde passou a infância e adolescência. Iniciou suas atividades no campo artístico ainda em seu estado, trabalhando como ilustrador de revistas, escultor e cenógrafo, além de realizar algumas experiências na pintura.
Em 1946 participou pela primeira vez de uma coletiva, apresentando algumas de suas pinturas, tendo recebido o Prêmio Especial no Salão Paraense de Belas Artes.
Em 1949, no Rio de Janeiro, frequentou o curso de especialização para professores de desenho e artes aplicadas, patrocinado pelo Ministério da Educação e Saúde, ao mesmo tempo em que recebia orientação de Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna.
Obra de Aluisio Carvão - Composição, 1953
[pic]
As exposições no Rio de Janeiro e em São Paulo, nos anos de 1956 e 1957, deram grande impulso à sua carreira e, no ano seguinte, realizou uma exposição individual na Galeria de Arte das Folhas, na qual apresentou os resultados do que chamou de "Núcleo-tensivo e ritmo-centrípeto-centrifugal", dentro ainda do movimento concretista.
Obra de Aluisio Carvão - Ritmo Centrífugo, 1958
[pic]
No Grupo Frente, integrou o movimento neoconcreto, cujo manifesto de cisão com o concretismo é divulgado em 1959, onde participou de algumas exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salvador. Nesta mesma década, estagiou na Escola Superior da Forma de Ulm, na Alemanha, na condição de artista visitante.
De 1960 a 1963, embarcou para a Europa como prêmio de viagem ao estrangeiro conquistado no Salão Nacional de Arte Moderna, o prêmio de viagem ao estrangeiro, embarcando para a Europa, onde visitou vários países. Ao retornar da Europa foi convidado a atuar como professor no Museu de Arte