Empresas visionarias
Existem muitos mitos, em torno do segredo do sucesso das empresas visionários, muitos pensamentos mistificados em conceitos aparentemente lógicos, que a longo prazo não funcionam exatamente como se espera.
Para início de conversa, acredita-se que para se abrir uma empresa, necessariamente precisasse de uma grande ideia, muitas vezes começar uma empresa com uma grande ideia pode ser uma péssima ideia, pois poucas empresas visionárias começaram com uma grande ideia. Ter uma grande ideia não significa sucesso da empresa.
As empresas visionárias na sua grande maioria ergueram-se sem a presença de líderes carismáticos, que por sua vez estes a longo prazo podem prejudicar o desempenho da empresa. Pois após sua ausência, o seu sucessor, encontrará dificuldades e resistência por seus funcionários, pelo modo como age por não ser um líder carismático ou ainda por seu estilo ser diferente, isso pode levar uma empresa às ruínas.
Para as empresas visionárias o lucro não é o principal objetivo organizacional a ser atingido a curto e longo prazo, o lucro é uma conseqüência, uma recompensa por aquilo que representam, seus conjuntos de valores e objetivos que veem servindo as comunidades do mundo inteiro, com seus produtos e serviços há muitas décadas.
Todas as empresas visionárias possuem um conjunto de valores que as possibilitaram de alcançar o sucesso. Entretanto este conjunto de valores, não segue uma linha ou uma corrente filosófica ou humanista necessariamente. Os valores centrais são compostos de acordo com a realidade de cada empresa.
Para uma empresa visionária, o seu conjunto de valores permanecem inalterados por muitas décadas, é a razão de ser da empresa. Porém possui uma capacidade de se modernizar e acompanhar as novas tendências de forma brilhante, adaptando-se e organizando-se conforme a realidade de cada época.
Para muitas grandes empresas, arriscar-se em metas audaciosas, pode não ser um bom negócio. Entretanto para as