Resumo de livro
Num projeto de pesquisa com cinco anos de duração, os autores se dispuseram a identificar e pesquisar sistematicamente o desenvolvimento histórico de um conjunto de empresas visionárias, a fim de verificar no que diferiam de um conjunto de controle cuidadosamente selecionado de empresas de comparação, para assim descobrir quais os fatores subjacentes que fazem com que elas durem tanto tempo. Este livro apresenta as conclusões às quais chegaram durante este projeto e suas implicações práticas.
* Empresas visionárias são instituições líderes- a nata- em seus setores, muito admiradas pelas outras empresas da área e com um longo registro de impactos significativos sobre o mundo à sua volta. Elas prosperam durante muitos e muitos anos, ao longo dos ciclos de vida de vários produtos e durante várias gerações de líderes ativos.
As perguntas que queriam respostas:
O que poderia explicar a sua qualidade e prosperidade duradouras?
No que diferem de outras empresas que tiveram as mesmas oportunidades na vida, mas não chegaram ao mesmo patamar?
*As empresas de comparação do estudo feito pelos autores, não são empresas ruins, tampouco sem nenhuma visão. Na verdade, são boas empresas que sobreviveram, na maioria dos casos, durante tanto tempo quanto as empresas visionárias, e, que superaram as outras no mercado financeiro em geral. Mas elas não atendem a todos os requisitos do estudo para ser consideradas empresas visionárias. Na maioria dos casos, pode-se comparar uma empresa visionária a um campeão e uma empresa de comparação a um vice-campeão ou terceiro lugar.
VER TABELA 1.1
Há também a desmistificação dos mitos como: Para começar uma nova empresa é preciso ter uma grande ideia; As empresas visionárias precisam de grandes líderes carismáticos; O principal objetivo das empresas mais bem-sucedidas é maximizar os lucros; As empresas visionárias tem um subconjunto comum de valores centrais “corretos”; Grandes empresas não se