045428551376
923 palavras
4 páginas
LETRAS LINGUA ESPANHOLAPESQUISA SOCIOLINGUISTICA
VARIAÇÃO DIATÓPICA
Pesquisa Sociolingüística
A sociolingüística, como uma das subáreas da Lingüística, tem como objetivo estudar a língua em seu aspecto prático, buscando sua compreensão em diversos usos e sob seus vários aspectos, valendo-se de realidades lingüísticas e sociais, tendo como área de atuação os mais diversos segmentos que compõe a sociedade, buscando o entendimento de fatos concretos.
LABOV
O eixo Diatópico. Nossa pesquisa tem como objetivo analisar a língua falada do ponto de vista diatópico/geográfica, ou seja as características especificas de uma determinada região, que no caso foi o Maranhão. Objetivando a percepção de aspectos próprios do modo de falar usado pelas pessoas dessa região de modo específico, onde puderam ser detectadas várias dessas formas, que apresentam características muito peculiares, e que tem como influencias em sua produção aspectos como idade, sexo, classe social, grau de escolaridade, entre outros, que marcam o “falar regional” que mesmo diante de pessoas de diversas esferas sócio-educacionais são mantidas algumas características padronizadas na forma de falar do habitante da região pesquisada. Essas variações foram percebidas em nossa informante que mesmo conhecendo a forma padrão manteve a forma típica usada por seu grupo lingüístico.
INFORMAÇÕES DA INFORMANTE.
-Nasci no estado Maranhão, município... é... Mufão.
-Conte um pouco da sua historia, infância. Brincadeiras de infância.
Eu num tive infância, num tive brincadeira que eu sempre ajudei meus pai. Eles trabalhavu de roça, e sempre eu tava cum eles, aintão num tive mia infância. E... eu estudava no... um coléjuzinho... é... comu é que se diz? Muito... pequena assim... naquela época num tia a istrutura que os colégiu tem hoje, ai eu...estudava lá e cum nó... cum dez anos eu tive que sai de lá, pra mim... istudar em São Luis. Foi que eu consegui me formar.