eMPRESAS QUE DERAM CERTO
Steve Wozniak, Apple
Mike Lazaridis, BlackBerry
Sabeer Bhatia, Hotmail
Evan Williams, Blogger.com
Tim Brady, Yahoo!
Paul Buchheit, Gmail
Caterina Fake, Flickr
Charles Geschke, Adobe
Blake Ross, Firefox
Max Levchin, PayPal
Mitchell Kapor, Lotus
As histórias são bem legais, tem coisas interessantes, como por exemplo a origem do botão “OK” do Windows, que era na versão original era “Do It”, mas devido a péssima qualidade gráfica parecia “Dolt (bobo)” e não deu muito certo. Conta também as experiências de alguns empreendedores com seus sócios ou com investidores.
Pelo meu ponto de vista existem alguns fatores que fizeram esses caras darem muito certo, óbvio que não são regras de sucesso (existem muitas exceções em cada uma delas), mas são estratégias que eles usaram como forma de alavancar suas empresas.
1 – Lugar Certo – Nessa minha ida para NY, conversei com muitos investidores, caras que tem grandes e conhecidos sites na mão. Vários foram categóricos em afirmar: “você conhece algum grande site da Internet que não tenha saído ou comprado por alguém aqui dos EUA??”
Na hora você fica meio revoltado, mas é a pura e absoluta verdade! Estou fazendo projetos para web desde 1995, lancei um dos primeiros CMS no mundo, fui investidor ou tive acesso a projetos web fantásticos de grandes visionários. Fui dono de produtora web, agência web, vi empresas quebrarem no estouro da bolha (junto com a minha), ganhei dinheiro de verdade com web, junto com mais um monte de gente aqui no Brasil.
Tudo muito legal, mas você é capaz de me dizer algum projeto 100% Brasileiro que tenha acontecido no mundo? Como um Google, Youtube, LinkedIn, Facebook, Ebay, Twitter, etc??? Por que isso não aconteceu?
Eu acho que somos tão empreendedores ou até mais que os americanos, temos uma capacidade técnica igual ou superior, somos criativos, temos jogo de cintura e mais um monte de coisas que eles não tem. Fizemos grandes sites no Brasil,