Empresas familiares
Transformando a Empresa Familiar em Família Empresária
Todas as empresas enfrentam diversos desafios no competitivo mercado. No caso das Empresas Familiares agregam-se uma série de características específicas que tornam estes desafios ainda mais complexos.
Seja na gestão da empresa, seja no planejamento sucessório as empresas familiares necessitam de informações especializadas e customizadas para a sua realidade.
A tributação do patrimônio, o acordo judicial de acionistas, a nova lei do inventário extrajudicial são assuntos que ainda geram dúvidas e requerem cuidados especiais no planejamento sucessórios das empresas familiares.
Portanto, está intrínseco à perpetuidade do negócio o estabelecimento do processo de sucessão o mais cedo possível. Existem boas estratégias de gestão para minimizar os problemas desse processo e que garantem o fortalecimento do patrimônio de uma companhia, preservando a expansão dos negócios e o retorno financeiro aos herdeiros.
A Cultcorp preparou um seminário ágil e dinâmico apresentando especialistas nos mais diversos desafios enfrentados pelas empresas familiares.
( Desenvolvimento ) Empresas Familiares
A empresa familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família durante pelo menos duas gerações. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família.
A partir de um sonho, de um ideal ou da necessidade de sobrevivência, o empreendedor torna-se a pessoa que gera, acumula ou distribui riqueza.
Ele divide, inicialmente as tarefas com o seu cônjuge, posteriormente, envolve os filhos nas atividades e operações da firma, muitas vezes de forma precoce, visando melhorar a situação e a condição social de sua família. Cria-se, desta forma, uma sociedade familiar que dera, ao longo dos anos, uma série de questões mais complexas que a simples administração da atividade comercial ou industrial.
Tem como característica