empresas como sistema aberto
Disciplina: Processos Gerenciais
NOME
Gabriela de Toledo Oliveira
RA
9088488603
NOME
Jéssica Alves de Souza Ferreira
RA
9299531367
NOME
Renan Pirolla Freitas da Silva
RA
9093477748
Atividade Complementar
Anhanguera Educacional de Taubaté – Unidade 1
2014
Superior Tecnologia em Marketing
Disciplina: Processos Gerenciais
Atividade Complementar
Atividade Complementar de sala de aula da disciplina Processos Gerenciais
Anhanguera Educacional
2014
Atividade 1º Bimestre
Trabalho: Resenha de Artigo – “A Empresa como Sistema Aberto”
EMPRESA COM SISTEMA ABERTO
Até meados dos anos 50 a teoria administrativa clássica pouco considerava o ambiente externo das organizações. As organizações eram definidas com sistemas bastante fechado, sendo que a eficiência operacional era tida como o único meio para a empresa obter êxito e de se tornar eficaz. Não levavam em consideração as alterações do ambiente em que estavam não consideravam as necessidades externas, havia um visão apenas e completamente “interna” do sistema.
Com o passar do tempo, perceberam que o “sistema interno” estava diretamente ligado as condições extenas, então as mudanças do ambiente externo à empresa além de freqüentes, ocorrem rapidamente. Os acontecimentos do meio externo podem facilmente afetar a empresa e vice-versa, ao ponto que as organizações não podem mais ser consideradas como sistemas fechados, mas como sistemas abertos.
Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver. Essa dependência pode ocorrer de duas maneiras. Por um lado, ela precisa do ambiente externo para conseguir os recursos, humanos e materiais que vão garantir seu