Uma empresa pode ser comparada a um sistema aberto
Os esquemas que representam os ambientes interno e externo de uma empresa são muito parecidos entre as fontes sobre os estudos da administração. A Figura 2.1 ilustra uma das possibilidades. empresa_e_seus_ambientes-01 Figura 2.1 A empresa e seus ambientes interno e externo.
Enxergar os ambientes empresariais como parte importante nas decisões estratégicas é muito mais do que apenas percebê-los como uma configuração estática de elementos ao redor de uma empresa
A visão estratégica leva em consideração o movimento constante de seus componentes que se influenciam uns aos outros e que podem se configurar como possíveis oportunidades ou possíveis ameaças. Afinal, já mencionamos que a empresa está mergulhada em um ecossistema de negócios com o qual mantém constantes interações.
A Globalização
Alguns aspectos da globalização, como a interação humana em longas distâncias, expansão do comércio além dos limites locais, influência de culturas de outras nações, entre outros, não são recentes. Na verdade, esses aspectos já podiam ser encontrados na época dos fenícios, por exemplo. Há estudos que nos trazem informações de como os fenícios eram um povo empreendedor que percorria todo o mar Mediterrâneo entre 1500 a.C. e 300 a.C.
Alguns estudiosos consideram que a globalização surgiu com o início da expansão do capitalismo (séc. XVI). Outros preferem datar essa origem em meados do século XX, com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e da divisão internacional do trabalho. Canclini (2007, p. 41) explica essas diferenças da seguinte forma:
Essas discrepâncias na datação têm que ver com diferentes modos de definir globalização.