Borocracia
Maximilian Karl Emil Weber nasceu em 21 de abril de 1864 na cidade de Erfurt – Alemanha e morreu em 14 de junho de 1920 em Munique. Foi historiador, jurista, economista e considerado um dos fundadores da sociologia moderna. Seus principais estudos foram nas áreas de sociologia da religião, sociologia política, administração publica e economia.
Sempre fora incentivado pela família a seguir seus estudos, a primeira faculdade frequentada por Weber foi a mesma de seu pai, a Universidade de Heidelberg. Após passar por várias universidades foi nomeado professor de Economia nas universidades de Freiburg em 1894 e de Heidelberg em 1896. No Outono de 1903 renunciou ao cargo de professor e aceitou uma posição como diretor-associado do recém-nascido “Archiv für und Sozialwissenschaft Sozialpolitik” (Arquivos de Ciências Sociais e Política Social), com Edgar Jaffé e Werner Sombart como colegas: nesta revista publicaram em duas partes, em 1904 e 1905, o artigo-chave, o ensaio de “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Foi através deste ensaio que começaram as reflexões sobre religião, passando pelo capitalismo e chegando à burocracia.
2. Características da Burocracia
Regulamentação e normatização. A estrutura e o funcionamento da organização são definidas em regras e regulamentos formais escritos. As regras são rígidas e buscam cobrir pormenorizadamente todos os processos existentes na organização. A regulamentação é estável, sofrendo poucas modificações ao longo do tempo.
Formalidade das ordens e comunicações. Todas as comunicações devem ser escritas e documentadas, possuindo caráter oficial. Elas devem detalhadas, para serem interpretadas univocamente por todos os membros da organização.
Divisão e especialização do trabalho. As atribuições de cada membro da organização são prévia e rigidamente definidas. Cada membro deve ser um especialista na sua esfera de competência, sem ultrapassar os limites de conhecimento e poder afetos