Empresario
a) Profissionalmente. Para que a atividade seja caracterizada como empresarial deve-se obedecer ao critério do profissionalismo. Ou seja, a atividade deve ser exercida de forma habitual e pessoal.
b) Atividade econômica. A atividade empresarial é considerada econômica porque tem como finalidade a obtenção de lucro.
c) Atividade organizada. R= A atividade empresarial é organizada, pois nela estão presentes os quatro fatores de produção: capital, insumos, mão-de-obra e tecnologia.
Etapa 3 (passo 3)
Qual é o conceito de empresário?
R=Segundo o Código Civil O considera empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. (Art. 966 do Código Civil).
Quem a legislação não considera empresário?
R= Não é considerado empresário quem exerce profissão intelectual, ou seja, aquele que não tem habitualidade. Cite 5 características do empresário
R= Capacidade de assumir risco, Senso de oportunidade, Liderança, Jogo de cintura, Persistência.
Quais os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial?
R= Segundo o disposto em lei existem alguns pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial. O primeiro diz respeito à capacidade. Teoricamente todo homem é capaz de direitos e obrigações, contudo para que adquira plena capacidade, segundo o disposto no Código Civil, deverá ter mais de 18 anos.
O que é uma empresa?
R=: A empresa, conforme propõe Rubens Requião, é um elemento abstrato que, sob o comando do empresário, se manifesta como uma organização técnico-econômica, que concilia o capital e o trabalho para explorar, com fins lucrativos, determinada atividade produtiva.
Etapa 2 (passo 1)
Pesquisar os tipos de sociedades existentes no Brasil conforme o novo Código Civil que entrou em