Empresariais
PARTE I
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
INTRODUÇÃO
O que é Contabilidade, para que serve e qual o ponto de partida para entendê-la?
A Contabilidade, desde seu aparecimento como conjunto ordenado de conhecimentos, com objeto e finalidades definidas, tem sido considerada como arte, como técnica ou como ciência, de acordo com a orientação seguida pelos doutrinadores ao enquadrá-la no elenco das espécies do saber humano.
Seu objeto de estudo é, pois, o patrimônio, e seu campo de aplicação o das entidades econômico-administrativas, assim chamadas aquelas que, para atingirem seu objetivo, seja ele econômico ou social, utilizam bens patrimoniais e necessitam de um órgão administrativo, que pratica os atos de natureza econômica e financeira necessários a seus fins.
Então o que vem a ser Contabilidade? No seu conceito técnico podemos afirmar que “CONTABILIDADE, É A CIÊNCIA QUE ESTUDA E CONTROLA O PATRIMÔNIO DAS ENTIDADES, ATRAVÉS DE REGISTROS COM O FIM DE PRESTAR INFORMAÇÕES SOBRE SUA COMPOSIÇÃO”.
Para conhecer a situação do patrimônio em determinado momento, bem como suas variações e os efeitos da ação administrativa sobre a riqueza patrimonial, é que a Contabilidade registra, classifica, demonstra, analisa e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio, evidenciando seus aspectos para fins de orientação administrativa.
A finalidade da Contabilidade é, pois, controlar os fenômenos ocorridos no patrimônio de uma entidade, através do registro, da classificação, da demonstração expositiva, da análise e da interpretação dos fatos nele ocorridos, objetivando fornecer informações e orientação - necessárias à tomada de decisões - sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.
Não é somente à administração, entretanto, que interessam o controle do patrimônio e as