Ingressão de idosos no mercado de trabalho
Aula 13 O idoso no mercado de trabalho e enquanto cliente potencial
Objetivos da aula: Os objetivos desta aula visam fazer com que você reflita e debata a respeito das modificações ocorridas em relação ao papel do idoso na sociedade de hoje. Para tal, serão apresentadas as transformações demográficas ocorridas na pirâmide etária brasileira e mundial, com especial atenção ao chamado envelhecimento da população. Pretende-se ainda identificar o melhor papel possível para o idoso nas empresas modernas, bem como relatar recomendações práticas para o gerenciamento e entendimento do idoso como cliente em potencial. .Ao final desta aula, você deverá estar apto a compreender como é de fundamental importância se considerar o papel do idoso na vida moderna, ou seja, de como ele contribui significativamente para o desenvolvimento de novos hábitos, costumes, relações profissionais, relações humanas em geral, e perfil de consumidor.
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), os idosos são divididos em três categorias: os pré-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos - ou entre 60 e 69 -, para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e os idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos). Estes, por sua vez, com mais de 80 anos, tendem a continuar sendo, na sua maior parte, do sexo feminino.
Faculdade On-line UVB
118
Teorias Administrativas Contemporâneas - UVB
Didaticamente, costuma-se identificar a idade de 65 anos como um grande fator determinante da velhice, ou seja: o período no qual se encerra a vida economicamente ativa do individuo, ou seja, quando chega a sua aposentadoria. Contudo, a Organização Mundial de Saúde elevou esta maior-idade para 75 anos, devido ao aumento progressivo da longevidade e da expectativa de vida no mundo. Ainda assim, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística o IBGE -, um terço dos aposentados no Brasil permanece no mercado de trabalho. Isto