Empresa
Christopher Salgado, David Pinto, Eduardo Carvalho, Eduardo Marques e João Oliveira
Janeiro de 2013
Organização e Gestão de Empresas
Prof. Sebastião Teixeira
Introdução
A empresa Sá Machado & Filhos S.A. tem a sua origem e continuidade no ideal de empresa familiar.
As raízes da empresa remontam há três gerações começando com António Augusto Sá Machado, Lda., uma carpintaria de pequenas dimensões, com cerca de 10 empregados.
A grande virada da empresa é conseguida há cerca de 40 anos com a execução de alguns edifícios de relevo como a Livraria Cruz, Diário do Minho, casa das Carvalheiras. Mas foi a obra do Sr. Mário Espingardeiro aquela que terá sido o “motor” principal de desenvolvimento que com um orçamento de quase 80 mil escudos se tornou na ignição de todo um processo de desenvolvimento constatado até à data.
Executaram-se também, obras ligadas aos grupos económicos mais fortes da região.
Devido ao crescimento notório da empresa, foi necessário expandir fisicamente as instalações e procurou-se um espaço que correspondesse aos objetivos não só presentes como futuros. Assim, entenderam na altura, mudar os estaleiros para a sua localização atual, isto é, lugar da Veiga do Inso, na Vila de Prado.
Com o decorrer do tempo e, em Março de 1972, os filhos do Sr. António Augusto (Joaquim, José Fernando e António) passaram a ser sócios da empresa e esta toma a designação de Sá Machado & Filhos, Lda. Dado o dinamismo dos então novos sócios, a empresa conhece uma nova fase de expansão e ampliação, quer no seu espaço físico, quer humano, tendo sido inadiável a aquisição dos terrenos envolventes.
Este Estaleiro Central, depois da criação de uma série de secções, como a serralharia e metalização, serração, carpintaria, mecânica, bloqueira e armação de ferro, é, alvo de uma remodelação geral de forma a responder às mais modernas exigências e também com o intuito de melhorar a qualidade das condições de trabalho.
Em