Gestao de conhecimento
O Conhecimento tácito é difícil de ser transmitido, pois é adquirido apenas com a pratica, no dia a dia e com a experiência de vida, na área empresarial pode se dizer que tal conhecimento é identificado como “manhas, macetes, filing”, quando o mesmo colocado em palavras ou documentado automaticamente se torna um conhecimento explicito.
Chamamos de conhecimento explicito toda informação que é facilmente transmitida via documentos, manuais, livros, jornais, meios de comunicação em geral. O mesmo é facilmente absorvido pelos indivíduos e pode ser repassado.
(NONAKA 2008, PLT gestão do conhecimento. cap1. Pag. 25)
O conhecimento é criado apenas pelos indivíduos. Em outras palavras, uma organização não pode criar conhecimento por si mesmo, sem os indivíduos. É muito importante, por tanto que a organização apóie e estimule as atividades criadoras de conhecimento dos indivíduos ou que proporcione os contextos apropriados para ela.
A criação do conhecimento organizacional deve ser entendida como um processo que “organizacionalmente” amplifica o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza no nível do grupo através do dialogo, discussão, compartilhar de experiência, fazer sentido ou comunidade de pratica.
André Saito, artigo publicado na revista VECÊRH em 24.02.2012
Para as