empresa
1.1. O estudo
Esse tópico irá explicar, sequencialmente, cada etapa da produção intelectual deste trabalho. Objetiva apresentar as motivações do estudo, a sequência de atividades envolvidas e, principalmente, cativar o leitor a descobrir o presente trabalho.
1.2. Seleção do tema
O tema central selecionado foi a comparação de dois modelos operacionais para operar em bolsa o contrato de mini-índice do ibovespa futuro. Dessa forma, é possível verificar que a teoria dos mercados eficientes não se aplica a realidade do mercado financeiro. A seleção é importante tornando mais simples e seguro trabalhar o tema, uma vez que se restringe a pesquisa.
Para uma adequada seleção do tema, é importante que este corresponda ao gosto e interesse dos pesquisadores, confira experiências, tenha importância prática e teórica, seja compatível com os prazos do pesquisador e tenha viabilidade no levantamento de dados (TACHIZAWA e MENDES, 2003).
1.3. Estudo exploratório
Os modelos operacionais que serão apresentados nesse estudo já foram operacionalizados na prática com dinheiro real, tanto com contrato futuro de mini-índice ibovespa como no mercado acionário, antes do levantamento bibliográfico. Esse conhecimento tácito que envolve a própria experiência profissional do autor, foi a principal motivação para a idealização deste trabalho.
1.4. Contextualização
As bolsas de valores aproximam compradores e vendedores, viabilizando a realização de transações envolvendo vários instrumentos financeiros. Elas reduzem os custos de transação, promovendo a alocação do capital e do risco de uma forma eficiente para o sistema financeiro.
Segundo a BOVEPSA (2013), o mercado acionário é um mecanismo fundamental de captação de recursos. As empresas buscam recurso para promover o desenvolvimento de seus projetos de investimento que culmina em novos empregos e contribui para o progresso do país. O mercado de bolsa atua promovendo a democratização e a