Empresa familiar: estudo da transferência da cultura organizacional
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS
NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA
EMPRESA FAMILIAR: ESTUDO DA TRANSFERÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA DENTRO DE UM PROCESSO SUCESSÓRIO
MARCOS ANTONIO SANTANDER
Orientador: Prof. Dr. Paulo Schmidt
Trabalho de Conclusão apresentado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Controladoria.
Porto Alegre
Ano 2006
RESUMO
Quando tratamos do processo de sucessão de uma empresa seja familiar ou não, devemos prestar atenção que o mundo atual é modificado de forma exponencial ao tempo em que a empresa foi fundada. Acredita-se que a empresa poderá ser sucedida com a mesma aptidão do fundador, mas sabe-se que além deste existem outras pessoas que participam da gestão da empresa, que neste caso são seus herdeiros em sua linha de sucessão, sendo que no início a marca da cultura organizacional é a do primeiro empreendedor. Este estudo visa demonstrar a capacidade de transferência da cultura organizacional do fundador de uma empresa, se não hereditária, mas com ferramentas atuais de administração tais como sistemas de informação e direção bem como uma equipe de gestores altamente qualificada. Este trabalho pretende buscar um modelo ou ferramenta para a passagem da cultura organizacional do fundador para seus herdeiros, sejam eles parentes consangüíneos ou um profissional contratado para gerir a empresa.
PALAVRAS-CHAVE: EMPRESA FAMILIAR. CULTURA ORGANIZACIONAL. SUCESSÃO.
ABSTRACT
When we deal with succession process, no mather the kind of Enterprise, we must to pay attention that nowadays the world has been changing in an exponential way comparing the time this enterprise was estabelished. It is believed that a company succession could happen