Empresa com Estrutura Informal
Prof.: Tissiane - Gestão de Organização e Qualidade
Trabalho - EMPRESA COM ESTRUTURA INFORMAL
Compononentes: Andressa, Lorraynie, Robiériem, Luana
Fazendo uma pesquisa mais especifica a respeito do Google ser uma empresa com estrututura informal, se destaca um um ex - diretor com sua opinião a respeito dessa organização.
Á estrutura do Google: Douglas relata um pouco sua experiencia e identifica pontos fortes de ser uma empresa com um método estruturado de trabalho informal:
Se o Google deu tão certo, por que outras empresas não o imitam?
“Douglas Edwards: “Acho que elas pegam partes que se encaixam na sua cultura. A comida de graça ou as diversões fizeram do Google um sucesso, mas isso é só um efeito colateral. A razão de fato foi ter alguém de visão no topo e pessoas capacitadas para colocar na prática essa visão. E um dos grandes diferenciais do Google é o seu lema de só contratar pessoas melhores que a si próprio. Elas têm de ser ao menos tão boas quanto as que já estão na empresa. Só que muitas companhias não pensam assim por uma questão de insegurança dos líderes de perder o lugar. O sentimento no Google era: se formos bem-sucedidos, todo mundo se dará bem.”
O que pensa hoje sobre o Google?
Douglas Edwards: “Às vezes as empresas ficam muito preocupadas com status e canais adequados. Se você tem uma ideia, mostra para o seu chefe e ele a apresenta para o chefe dele e, assim, sucessivamente. Mas, quando chega ao topo, já não é a mesma ideia e passou muito tempo. Se alguém tem uma boa ideia, não importa de onde veio. No Google, as pessoas não se impressionam pelo seu cargo, mas pelas suas ideias.”
Douglas Edwards: “Em outras empresas em que trabalhei, tudo era muito bem estruturado e todo mundo sabia onde estavam essas linhas de divisão. Você fazia apenas a sua parte. É confortável saber onde os limites estão e a quem se deve perguntar se precisar fazer algo. Mas o Google é o oposto