1 Estrutura Formal E Informal
PROFESSOR HEBER TEÓFILO
ESTRUTURA FORMAL E
INFORMAL
ORGANIZAÇÃO
VAMOS DEFINIR O QUE É ORGANIZAÇÃO?
A organização (do grego, organon = ferramenta) significa o arranjo e disposição dos recursos organizacionais para alcançar objetivos estratégicos.
Esse arranjo se manifesta na divisão do trabalho em unidades organizacionais, como divisões ou departamentos e cargos, a definição de linhas formais de autoridade e a adoção de mecanismos para coordenar as diversas tarefas organizacionais.
Como podemos definir a estrutura organizacional? • Forma pela qual as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. (STONER, 1992, p.230.)
• Estrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Alguns autores mais modernos de teoria administrativa, criticam as organizações contemporâneas:
quanto ao excesso de formalismo na observância do modelo burocrático e de
estruturas rígidas de autoridade, acenando com a possível substituição dessas características nas organizações do futuro.
ORGANIZAÇÃO
As grandes empresas precisaram se articular para desenvolver estratégias e novas estruturas de organização para atender a demanda de mercado de massa, de mudanças tecnológicas constantes, gerando resultados com uma produção em grande escala.
Ela deve ser delineada de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos, ou seja, a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa, é o instrumento básico para concretização do processo organizacional.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A Estrutura Organizacional é a representação gráfica ou descritiva das áreas que compõe as Unidades, distribuídas em níveis hierárquicos.
O Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da