Aula 1 Sistemas Organizacionais
Aula: 1
Assunto: Sistemas Organizacionais
1. O que é uma organização?
Enquanto conceito, uma organização é uma estrutura de relações humanas e relações de competências que buscam um objetivo comum. Também pode ser definida como toda forma de associação humana para a realização de um fim comum. Um fim comum pode ser compreendido como as expectativas dos clientes ao passo que as organizações podem ser compreendidas como os meios necessários a se alcançar tais fins.
Enquanto estrutura, é um agrupamento de competências e relações humanas, no qual as partes devem ser coordenadas a fim de se garantir um todo coordenado. Portanto, a organização possui como pano de fundo uma cadeia de comando responsável por caracterizar os limites de ação dos indivíduos, ou seja, delimitar suas zonas de trabalho e decisão. A cadeia de comando ou cadeia escalar se fundamenta no princípio da unidade de comando, ou seja, cada pessoa se reportará a um único superior (Chiavenato, 2003). Esquematicamente, tem-se: Figura 1 - Cadeia de Comando e Cadeia Escalar de Fayol. (Chiavenato, 2003).
2. A natureza da estrutura organizacional
Uma organização, como estrutura consumidora de recursos, lida com restrições em fornecimento o que gera uma pergunta de alta pertinência: como alocar de forma ótima os recursos disponíveis?
A empresa se torna eficiente quando aplica seus recursos na opção que lhe retorna o melhor resultado. Assim, uma forma de reduzir a variabilidade humana inerente, ou seja, as diferenças entre as pessoas, consequentemente as diferenças na tomada de decisão, é imprimir ao negócio uma estrutura formal. É construir um conjunto de regras, regulamentos e uma estrutura hierárquica. Sua característica fundamental é promover um relacionamento impessoal entre as pessoas permitindo reduzir a ambiguidade e a espontaneidade, aumentando a previsibilidade de comportamentos. Uma abordagem burocraticamente carregada e uma abordagem por processos.
Já