RESUMO
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS,TEÓRICOS E METODOLÓGICO DO SERVIÇO SOCIAL
PROFESSORA: MARIA DA PENHA
ALUNAS: KARINA DE LIMA ROCHA KATIANE DA SILVA FARIAS MARIA RODRIGUES DAVID ROSÂNGELA PEREIRA MACIEL SHEYLA DE SOUSA RODRIGUES
BOA VIAGEM 22 DE MARÇO DE 2015
Serviço social: a ilusão de servir
Para se compreender o capitalismo, sua origem e seu desenvolvimento, segundo Dobb (1983) é preciso trilhar por pelo menos três vertentes que são: a proposta por Werner Sombart (1863 à 1941), considera que o capitalismo, numa visão idealista é criação do “espírito capitalista”, sendo que em épocas diferentes, onde ocorrem atitudes econômicas diferentes. A segunda concepção é assegurada pela Escola Histórica Alemã e entende que o capitalismo surgiu como uma forma de lucro. A terceira surgiu do pensamento de Karl Marx, que o capital é entendido como uma relação social e o capitalismo um, determinado modo de produção, onde há a denominação do processo de produção pelo capital. Há, portanto, o predomínio da compra e da venda da força de trabalho, tornando-se mercadoria como outra qualquer.
È bastante difícil precisar o momento certo do surgimento do capitalismo, no entanto, o que melhor marca sua predominância é a posse e o uso da propriedade privada, assim como a dos meios de produção e a exploração de uma classe sobre a outra.
A posse dos monopólios dava aos Burgueses o domínio econômico e social e os centros de poder são deslocados dos feudos para os burgos. Chegam a ter domínio sobre a política e o estado, elevando ainda mais seu poder.
Fatos ocorridos entre os séculos XIV e XVI em quase toda a Europa, fazem com que o trabalhador assalariado apareça e a exploração do operário ao capitalismo torne-se ainda mais frequente e constante. Nesta