FOR A MAGNETICA
A força magnética possui características bem diferentes da força elétrica. A força elétrica como se sabe, só começa a agir em uma carga elétrica quando ela penetra em uma região onde tem a presença de um campo elétrico qualquer. Por outro lado, se essa carga penetra em um campo magnetico isso nem sempre acontece de fato, pois o campo magnético não atua em cargas que estejam estáticas (em repouso).
Quando uma carga com velocidade v é lançada em uma região onde há a presença de campo magnético a configuração irá mudar totalmente, agora podendo aparecer uma força magnética Fatuando sobre essa carga em movimento.
Outra situação em que pode aparecer força magnética é quando campos magnéticos interagem entre si como, por exemplo, dois fios retilíneos percorridos por correntes elétricas de sentido contrário.
A força magnética tem um papel fundamental em todas as áreas da física, como Teoria de campos, física de partículas e etc. Como exemplo, ela é essencial para que aceleradores de partículas funcionem. Mas como se pode pensar a força magnética em termos matemáticos? Essa força, assim como todas as outras forças existentes, é uma grandeza vetorial, no entanto ela possui uma direção, um sentido e um módulo (tamanho). O sentido da força magnética pode ser estudado usando a regra da mão direita.
A regra da mão direita diz o seguinte:
O dedo polegar deve ser colocado sempre no sentido da velocidade v, os outros quatros dedos parados devem sempre ser colocados no sentido do campo magnético B, finalmente a força magnética terá o sentido da sua palma da mão como se você estivesse empurrando a palma da sua mão. Nesse caso, a regra da mão direita é também conhecida como regra do tapa.
A intensidade da força magnética pode então ser matematicamente calculada da seguinte maneira.
F = |q|.v.B.senΘ
Onde: F = força magnética |q| = módulo da carga elétrica v = velocidade da carga elétrica