gasfAS

7318 palavras 30 páginas
MAGNETISMO

7. O CAMPO MAGNÉTICO

7.1.Introdução Desde a antiguidade, já se conheciam certas pedras que tinham a propriedade de atrair pedaços de ferro ou interagir entre si. Estas pedras, constituídas de óxido de ferro (Fe3O4) e denominadas magnetita, atualmente recebem o nome de ímã natural. Mais tarde descobriu-se que barras de ferro podiam ser magnetizadas, ou seja, imantadas por processos artificiais, surgindo assim, os imãs artificiais. Todo ímã apresenta duas regiões chamadas pólos, que possuem comportamentos magnéticos opostos, e se apresentam em diversas formar e tamanhos de acordo com a finalidade a que se destinam.

A experiência comprova a seguinte propriedade básica do magnetismo:

“Pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem”

Durante muito tempo foram estudadas somente as propriedades dos ímãs, sem considerar que, entre os fenômenos magnéticos e elétricos, houvesse alguma relação. No entanto, em 1820, o físico dinamarquês Hans Christian Oersted, descobriu que a passagem da corrente elétrica por um fio condutor também produz fenômenos magnéticos. Modernamente, sabemos que os fenômenos magnéticos são devidos a forças que se manifestam entre cargas elétricas em movimento.
Uma carga elétrica em movimento origina, na região do espaço onde ocorre o movimento, um campo magnético.
Portanto, campo magnético é toda região em torno de uma carga elétrica em movimento ou em torno de um condutor percorrido por corrente elétrica ou em torno de um ímã, neste caso, devido a particulares movimentos que os elétrons executam no interior de seus átomos.

7.2. Campo Magnético da Terra Suspendendo-se um ímã de modo que ele possa girar livremente, ele toma, aproximadamente, a direção norte-sul geográfica do lugar. Esse fenômeno permitiu aos chineses a invenção da bússola na qual um ímã, em

Relacionados

  • Bíblia de Jerusalém
    789033 palavras | 3157 páginas