Emprego apoiado
JURDI, A P.S., MORAES, A. C. B. – UNIFESP MENTA, L. M. – UNIFESP, BANDEIRA, N. L. S. – UNIFESP, LIMA, L. B. - UNIFESP
Palavras-chave: emprego apoiado, inclusão, pessoa com deficiência, mercado de trabalho
INTRODUÇÃO: A inclusão econômica de pessoas em situação de incapacidade mais significativa, apesar de pequenos avanços, ainda se constitui em um desafio para a sociedade brasileira. Esse segmento da população é constituído por uma parte de pessoas com deficiência, transtorno mental, dificuldades de aprendizagem, dentre outras condições de saúde que geram incapacidades. Especificamente em relação ao segmento populacional de pessoas com deficiência, estudos sobre inclusão dessa população no mercado de trabalho mostram dados preocupantes. Dados do IBGE de 2000 mostram que 14% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, perfazendo um total de 24,6 milhões de brasileiros nessa condição. Deste total, pressupõem que apenas 2% dessas pessoas em idade de trabalhar estejam empregadas. Uma das alternativas possíveis para se pensar a inclusão de pessoas com incapacidades no mercado de trabalho é através da metodologia do Emprego Apoiado considerada uma tecnologia assistiva, baseada no indivíduo com incapacidade, que toma decisões junto ao seu círculo de apoio sobre sua vida e as escolhas de trabalho, e com isso passa a decidir sobre si mesmo, exercendo seu direito de cidadão.
O Campus Baixada Santista da UNIFESP, através de um Projeto de Extensão Universitária, propõem melhorar essa realidade nos municípios da Baixada Santista, promovendo o acesso das pessoas com deficiência ao mundo do trabalho.
MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente as alunas dividiram-se em duplas e estão iniciando o projeto entre os municípios de Santos e Praia Grande buscando uma aproximação com as instituições especializadas para conhecer a metodologia de trabalho e realizaram um