Biologia - pele
Conceito: A pele pode ser definida como o revestimento externo do corpo, sendo conhecida como o maior órgão do corpo humano, e o mais pesado, constituindo 16% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo, com exceção dos orifícios genitais e alimentares, olho e superfícies mucosas genitais. Suas principais funções são a proteção do corpo contra o meio ambiente, perda de líquido, substâncias nocivas e microrganismos invasores, regulação da temperatura somática, através das glândulas sudorípas e vasos sanguíneos e reserva de nutrientes e ainda conter as terminações nervosas sensitivas.
A pele recebe um nome anatômico conhecido como Cútis, e também é conhecida como integrante do sistema tergumentar, que é conhecido como o sistema de proteção do esqueleto, e engloba a pele, pêlos, unhas e glândulas. Histologia:
A pele é formada por três camadas distintas, unidas entre si, conhecidas como: Epiderme, derme e a hipoderme subcutânea (tecnicamente externo à pele, mas relacionado a ela em termos funcionais). A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, mas o seu número é semelhante.
Foto Ilustrativa
Epiderme
A epiderme é a camada mais externa da pele, constituída por tecido epitelial estratificado pavimentoso queratinizado. Tem como principal função a proteção física da pele, sendo responsável por secretar proteínas e lipídios. A epiderme é composta por células que completam seus mecanismos. Uma das células principais da epiderme é o queratinócitos ou ceratinócito, que é responsável pela produção de queratina. As outras células que se destacam e são conhecidas como: Melanócitos (responsável pela produção de melanina pigmento que absorve os raios Ultra Violeta), Células de Langerhans (responsável pelo sistema imunitário, participando também do desencadeamento das reações de hipersensibilidade por contato cutâneo), Células de Merkel