pele, musculatura e ossos
O corpo, a pele, os músculos e o esqueleto Para início de conversa...
No primeiro módulo, vimos que, nós, humanos, e o restante da biodiversidade somos o resultado de um mesmo e longo processo evolutivo. O processo iniciou há bilhões de anos, mas há seis milhões de anos uma coisa em especial aconteceu: nós nos tornamos únicos. De uma única espécie ancestral (humana-chimpanzé), o isolamento aconteceu, permitindo o acúmulo de mutações. Assim, as duas linhagens eventualmente se tornaram diferentes e são chamadas, hoje, de Homo sapiens e Pan troglodytes.
As similaridades morfológicas e genéticas entre essas espécies já estavam presentes no ancestral comum (aquela única espécie humana-chimpanzé), antes da especiação. Vimos que, apesar de semelhantes, o dedão do nosso pé é diferente do dedão do pé do chimpanzé. Essa e outras diferenças foram mutações que aconteceram nas linhagens já isoladas, após a especiação. Características morfológicas diferentes também podem ser chamadas de diferenças anatômicas. A área do conhecimento que estuda a estrutura do corpo e de suas partes é chamada de anatomia.
Existem diversos estudiosos que pesquisam sobre a anatomia e, muitos deles, especializam-se em um determinado grupo de seres vivos. Há aqueles que estudam a anatomia comparada (MNF1), identificando as partes semelhantes entre dois grupos e caracterizando as diferenças anatômicas entre eles.
Se, para estudar os seres vivos, precisamos de sistemática para dar nomes a eles, para estudar as partes de um organismo, precisamos da anatomia. Essa ciência dá nomes aos órgãos e às diferentes partes do corpo. Portanto, a pergunta central em anatomia é: como essa parte do corpo se chama?
Ciências da Natureza e suas Tecnologias • Biologia
5
Diferenças anatômicas entre duas espécies irão refletir em movimentos e funções diferenciados nessas. Por exemplo, o dedão do pé humano é uma adaptação que permite uma caminhada mais eficiente