Biologia dos musculos
Biologia Muscular
Biologia dos músculos
O músculo é um tecido cujo as células apresentam a capacidade de contrair-se.
Os músculos são responsáveis pelos diversos movimentos que ocorrem em nosso corpo, sejam movimentos do esqueleto, a contração do coração, os movimentos de órgãos como o intestino, o esôfago, o estômago, o útero, ou a contração dos vasos sangüíneos.
Existem três tipos de tecido muscular: o músculo estriado esquelético, o músculo estriado cardíaco e o músculo liso.
O músculo estriado esquelético, como é fácil depreender a partir de sua denominação, compõe a musculatura relacionada ao esqueleto.
Quando levantamos nossos braços, movemos os dedos da mão, ou mesmo piscamos e falamos, recorremos à contração de músculos estriados esqueléticos.
Por experiência própria, podemos perceber que a contração desses músculos pode ser muito rápida e forte, estando sujeita ao nosso controle voluntário.
A musculatura esquelética é constituída por células cilíndricas bastante alongadas e com vários núcleos.
As células, chamadas fibras musculares, não estão distribuídas ao acaso, mas organizadas em feixes envolvidos por uma membrana de tecido conjuntivo. A importância do tecido conjuntivo nos músculos esqueléticos é muito grande. Afinal, à medida que mantém as células musculares unidas e interligadas, permite que a contração de cada uma dessas unidades some-se à das outras, produzindo a contração do músculo como um todo. Dessa forma, mesmo que a célula não se estenda de uma extremidade à outra do músculo, sua ação é eficiente.
Além disso, o tecido conjuntivo é importante também para ligar, através de tendões e ligamentos, o músculo às estruturas esqueletais, garantindo assim, que a força da contração seja transmitida para movimentação dos ossos.
O músculo estriado cardíaco compõe as paredes do