Memorial Descritivo e Analítico Estágio ll
SEGUNDA ETAPA – ESTÁGIO ll
A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DOS VÍNCULOS FAMILIARES
Autor - Patrícia Carla de Oliveira da Silva
Prof. Orientador Ivonete Chiqueti Bastos
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Serviço Social (SES0103) – Estágio ll
01/07/2014
INTRODUÇÃO
O serviço de acolhimento institucional é uma medida de proteção especial de crianças e adolescentes, de caráter provisório excepcional, utilizável como forma de transição para posterior reinserção em sua família de origem ou em família substituta. Este serviço atende preferencialmente crianças e adolescentes em situação de risco.
O objetivo geral do projeto foi o fortalecimento do vínculo familiar entre crianças e/ou adolescentes institucionalizados e suas famílias, especificamente o objetivo foi de conscientização dos responsáveis e família da importância do retorno da criança e/ou adolescente ao âmbito familiar, permitindo um contato maior entre abrigado e seus familiares, planejando e elaborando ações que possibilitem a intervenção, avaliando e analisando os resultados obtidos, reestabelecendo e preservando os vínculos familiares.
Sendo assim o projeto destinou-se aos responsáveis pelas crianças ou adolescentes de ambos os sexos.
Primeiramente levantou-se o número de pais ou responsáveis, crianças e adolescentes que participariam efetivamente do projeto. Em seguida foi o elaborado material para realização de dinâmicas, organizado a sala de reuniões, reservado data show, convidado Coordenação da Instituição, Psicólogo (a), Assistente Social as quais realizaram palestra sobre a Importância do Fortalecimento de Vínculos Familiares.
Dentro da palestra foi apresentado o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, realizado dinâmicas com as mães, crianças e adolescentes que foram informados sobre a importância do Fortalecimento de Vínculos Familiares.
A aplicação deste projeto superou significativamente as expectativas planejadas, que é o