Ensaio de Liquidez
DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE ATTERBERG
LIMITE DE LIQUIDEZ (DNER-ME 122/94)
LIMITE DE PLASTICIDADE (DNER-ME 082/94)
RENNÊR OLIVEIRA DA SILVA
Rio Branco
2013
RENNÊR OLIVEIRA DA SILVA
DETERMINAÇÃO DOS LIMITES DE ATTERBERG
LIMITE DE LIQUIDEZ (DNER-ME 122/94)
LIMITE DE PLASTICIDADE (DNER-ME 082/94)
Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil, na Universidade federal do Acre (UFAC), como requisito parcial para a obtenção de nota da N1 referente à cadeira de Mecânica dos Solos I.
MSc. Marcelo Borges
Rio Branco
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
De uma forma geral, a parte sólida dos solos é composta por um grande número de partículas que possuem diferentes dimensões. Quando existe a presença de materiais argilosos em um solo granular fino, esse pode ser remodelado na presença de alguma umidade sem desagregar-se. Essa natureza coesiva é causada pela água absorvida ao redor das partículas de argila. Com teores muito baixos, o solo se comporta como um sólido. Quando o teor de umidade é muito alto, o solo e agua podem fluir como um líquido. Assim, dependendo do teor de umidade, o comportamento do solo pode ser dividido em quatro estados básicos: Sólido, Semissólido, Plástico e Liquido.
Existem valores de teor de umidade que separam um estado de consistência de outro, são os limites de consistência (ou Limites de Atterberg). Estes limites são determinados empiricamente e são utilizados nos diversos sistemas de classificação do solo e refletem uma série de propriedades dos solos finos, como tipo do argilo-mineral, sua atividade, estrutura, superfície específica, compressibilidade etc.
O teor de umidade no qual ocorre a mudança do estado sólido para o estado semissólido é chamado de Limite de Contração, sempre expresso em termos percentuais. O teor de umidade no ponto de transição do estado semissólido para o estado plástico é o Limite de Plasticidade. E