Ensaio de Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Relatório de Mecânica dos Solos 1
RECIFE, 2014
1. Introdução
A plasticidade é uma propriedade dos solos que consiste na maior ou menor capacidade de serem eles moldados, sob certas condições de umidade, sem variação de volume (CAPUTO, 1988). Tendo como o limite de liquidez definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico, ou seja, é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande.
Enquanto que o limite de Plasticidade é tido como o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tornando-se quebradiço. É a umidade de transição entre os estados plástico e semissólido do solo. Em laboratório ele é obtido determinando-se o teor de umidade no qual um cilindro de um solo com 3mm de diâmetro apresenta-se fissuras. Com a finalidade de tornar possível e exato o processo de classificação dos solos argilosos, definiu-se que era preciso analisar indiretamente a influência das partículas argilosas, baseando-se no comportamento do solo na presença da água (PINTO, 2000).
2. Objetivo
O limite de liquidez é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico; é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande.
O limite de Plasticidade é tido como o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tornando-se quebradiço. É a umidade de transição entre os estados plástico e semissólido do solo. Em laboratório ele é obtido determinando-se o teor de umidade no qual um cilindro de um solo com 3mm de diâmetro apresenta-se fissuras.
3. Ensaios realizados
Foram realizados