Ensaio de limite de liquidez e plasticidade
A determinação do Limite de Liquidez e Limite de Plasticidade é de vital importância para o engenheiro em seu dia a dia. O Limite de Liquidez (LL) é definido como a umidade abaixo da qual o solo se comporta como material plástico,é a umidade de transição entre os estados líquido e plástico do solo. Experimentalmente corresponde ao teor de umidade com que o solo fecha certa ranhura sob o impacto de 25 golpes do aparelho de Casagrande. O Limite de Plasticidade (LP) é tido como o teor de umidade em que o solo deixa de ser plástico, tornando-se quebradiço, é a umidade de transição entre os estados plástico e semi-sólido do solo. Em laboratório é obtido determinando-se o teor de umidade no qual um cilindro de um solo com 3mm de diâmetro apresenta-se fissuras.
2. OBJETIVOS
Objetivo geral é mostrar ao aluno em aulas práticas do curso de Engenharia Civil, o comportamento e às propriedades físicas e mecânicas dos solos.
2.1 Objetivos Específicos
Verificar o solo que foi testado se está ou não dentro das Normas Brasileiras de Regulamentação. Além de saber se está saturado, qual a melhor forma de compactação e quanto de água existe neste solo, assim determinando a melhor forma de uso na obra sem correr riscos futuros.
3. MATERIAL E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
LIMITE DE LIQUIDEZ
Materiais e Equipamentos
✓ 1 Aparelhos Casagrande; ✓ 1 Estufa à 105º C; ✓ 1 Balança de precisão; ✓ Cinzel com gabarito de 1 cm (duas unidades); ✓ Espátula; ✓ Gabarito para verificação de altura de queda da concha; ✓ Cápsulas (cinco unidades).
Procedimento Experimental
✓ Colocar uma quantidade de amostra de aproximadamente 100g na cápsula de porcelana (gral) de 250 ml; ✓ Adicionar água destilada pouco a pouco e, com o auxílio de uma espátula inoxidável, formar uma massa homogênea; ✓ Preparar o aparelho Casagrande: limpar o ponto de