Biologia (revestimento, sustentação e Musculos)
Introdução Pág. 3
Sustentação Pág. 4
Movimento Pág. 10
Revestimento Pág. 15
Conclusão Pág. 21
Referencias Pág. 22
Introdução
Nesse trabalho analisaremos temas sobre, revestimento, movimento e sustentação. Focando no corpo humano, vamos tratar também como se aplicam esses temas aos animais e vegetais.
Sustentação
Sistema esquelético
O sistema esquelético do corpo humano é composto por ossos e cartilagens
Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros que se unindo aos outros por intermédio das juntas ou articulações constituem o esqueleto.
O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.
O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo, cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.
Quanto à irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sanguíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sanguíneos menores). O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o tecido periósteo tem drenagem linfática. Ao todo são 206 ossos que ficam divididos como
Esqueleto Axial – Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e tronco
Esqueleto Apendicular – Composta pelos membros superiores e inferiores. A união do esqueleto axial com o apendicular se faz por meio das cinturas escapular e pélvica.
Ossos são classificados como:
Longos, curtos, planos, alongados, pneumáticos, irregulares, sesamóides e saturais.
Estrutura dos Ossos Longos:
A disposição dos tecidos ósseos compactos e esponjoso em um osso