Análise de um plano de política social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 10 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho busca identificar o plano da política social relacionada à pessoa com deficiência, para atingir o objetivo principal optou-se por uma pesquisa, por meio de uma entrevista como técnica de coleta de dados, apresentado pela assistente social da APAE de Telêmaco Borba.
O projeto “A inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mundo do Trabalho”, tem como objetivo a preparação e integração de jovens e adultos com deficiência no mercado de trabalho. A inclusão social é um processo que contribui para construção de um novo tipo de sociedade através de pequenas e grandes transformações, nos ambientes físicos (espaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios, mobiliário, meios de transporte) e na mentalidade das pessoas.
Há evidente potencialidade no trabalho exercido pela pessoa com deficiência, o qual, uma vez adequado e regularmente implementado contribuirá, não só para a escolarização, como também para a qualificação profissional do portador de deficiência, atingindo o conceito pleno de vida independente.
2 DESENVOLVIMENTO
A política social analisada refere-se à integração da pessoa com deficiência. A pesquisa foi realizada na APAE de TELÊMACO BORBA, o projeto “A inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho”, busca na preparação e integração de jovens e adultos com deficiência no mercado de trabalho, sob supervisão da assistente social.
O programa profissional é dividido em três etapas:
1. Preparação para o trabalho- esta etapa propicia as condições necessárias para o ingresso na etapa profissionalizante, oferece vivência em atividades práticas de trabalho que revelarão as potencialidades, aptidões e interesses para o exercício de uma atividade