informática
Para a análise estruturada, o documento de especificação pretende se que sirva como ferramenta de auxílio, para evitar alguns dos problemas mais custosos com que as pessoas envolvidas no projeto poderão ter que se confrontar. Esta ajuda é proporcionada através da divulgação do conteúdo deste a todos aqueles que estejam integrados no sistema.
Todos os stakeholders e engenheiros deverão partilhar uma visão comum das necessidades e desafios que vão encarar, de forma que todos trabalhem com o propósito de atingir um mesmo fim.
Aos clientes devem ser apresentados o resultado final da análise e especificação de requisitos e das outras atividades da fase de definição. O documento de especificação faz vim à tona a concordância entre clientes, analistas e desenvolvedores sobre o que deve ser desenvolvido. Ele valida as atividades da fase de desenvolvimento (designe programação) .
Ao mesmo tempo que assegura a viabilidade do projecto, uma vez que vai proporcionar ao cliente ter uma visão mais estruturada do porquê da necessidade da sua implementação, e também através da credibilidade que é adquirida, pois o cliente pode dar-se conta do valor acrescentado que o levantamento traz, proporcionando uma visão mais tangível do que o produto final virá a ser.
Cada desenvolvedor utiliza um modelo específico para elaborar este documento .A sua estrutura muitas vezes dependo do método que está sendo utilizado. Em linhas gerais este modelo deve ser basicamente textual, os termos técnicos devem ser utilizados o mínimo possível, e ilustrados como modelos gráficos que demonstrem mais claramente a visão que os analistas tiveram dos problemas e dos requisitos para o futuro sistema.