Empregabilidade
Introdução
Uma das grandes preocupações da maioria dos países, governos, e homens está relacionada com o futuro do emprego num mundo globalizado, informatizado e automatizado. As questões do emprego interessam à maioria das pessoas, salvo raras exceções e pessoas afortunadas. Nas duas últimas décadas do século XX, é impressionante como o número desempregados aumentou em todo o planeta. Países que se orgulhavam de ter índices baixíssimos de desemprego, defrontamse, hoje com taxas elevadas de desempregados. Em alguns países, esse índice chega a ser de 20% e com tendência de aumentar.
A que se deve tal situação?
Seria esse desemprego em massa e global algo passageiro?
E se não for algo passageiro, haveria alguma forma de deter o processo do desemprego? Haverá empregos no futuro?
O que podemos fazer, no momento, é tentar entender alguns dos processos que regem a forma como são criados e destruídos os empregos; tentar entender o que é um emprego; e discorrer sobre as possibilidades do futuro (sem esquecer que são apenas possibilidades). Nosso enfoque sobre a questão do desemprego vai dar importância aos processos eletrônicos e computacionais que estão impulsionando essa onda de desemprego no fim do século XX, mas devemos lembrar que esses são apenas alguns dos fatores, apesar de fundamentais, que estão influenciando a crise de emprego de nossa época.
Emprego e Trabalho
• A maioria das pessoas associa as palavras trabalho e emprego como se fossem a mesma coisa, não são. Apesar de estarem ligadas, essas palavras possuem significados diferentes.
O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas.
Por outro lado, o emprego é algo recente na história da humanidade. O emprego é um conceito que surgiu por volta da
Revolução Industrial, é uma relação entre