empregabilidade
Empregabilidade, termo que traz impactos aos jovens e afeta mais fortemente os experientes devido o comportamento flexível exigido pela nova realidade do mercado de trabalho.
No Brasil, a competitividade e as rápidas mudanças ocorridas na sociedade têm representado um grande desafio aos brasileiros que se encontram na faixa etária de 45 a 65 anos de idade, que além das transformações do ambiente, também passam por transições fisiológicas e psicológicas.
A redução do emprego é uma tendência evidente atualmente devido à automação de inúmeros processos de produção de bens e serviços, sem contar as cíclicas crises mundiais, como a atual desencadeada pela economia norte americana.
Para muitos a trabalhabilidade, ser um trabalhador capaz de ser absorvido pelo mercado de trabalho, tem sido uma saída. O empreendedorismo juntamente com o autoconhecimento, a rede de contatos e as experiências passadas, tem sido o grande aliado de pessoasque se encontram na faixa etária de 45 a 65 anos, como comprovam as pesquisas realizadas pelo IBGE e o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), onde 70% das empresas criadas e geridas por pessoas nesta faixa etária duram pelo menos três anos, enquanto que nas demais faixas etárias somente 28% excedem essa marca. O aumento representativo desses trabalhadores, por conta própria, deve-se ao avanço do tempo médio de vida do brasileiro, que passou para 71 anos. A estimativa para 2025, é que a população idosa brasileira será a sexta maior do mundo, podendo atingir 32 milhões de pessoas acima de 60 anos. (Organização Mundial de Saúde, 1998).