historia das artes
Segundo Araújo, a Arquitetura é uma das artes mais influentes para a vida das pessoas, pelo fato desta ser uma arte que esta relacionada diretamente com as pessoas. Dessa forma levando o individuo a uma consciência, ou seja, o ensinamento.
O autor retrata em seu texto que, a função de ensinar de arquitetura, é algo pouco comentado. Porém é uma verdade muito importante. Já que a mesma fala, através de sua estrutura, desse modo, revela para quem aprecia ou quem mora: uma historia, e até mesmo uma nova concepção. Pode fazer com que o indivíduo, obtenha um novo modo de pensar sobre algo. Para isso, basta que se tenha uma boa percepção. Em sua analise, ele elabora: o meio e a mensagem; somos o que vemos e educação e sustentabilidade.
Sobre o meio e a mensagem, ele faz a comparação de arquitetos a poetas. Afirmando que os dois são artistas e falam com linguagens diferentes, porem, possui o mesmo intuito, que o de passar algo através de seu trabalho. Neste tópico cita exemplos das edificações religiosas, que de certa forma foram feitas também com o objetivo de não só abrigar o inúmeras pessoas em um determinado local, mais também, o objetivo de falar com os que à apreciam. Como técnica, a igreja cristã, dispunha em sua estrutura, desenhos bíblicos, com finalidade de contar histórias para os que não sabiam ler. E catequizar, ou seja, ensinar.
No segundo tópico o autor, relata: Somos o que vemos, ele diz que devido ao crescimento do mercado, automaticamente exigisse muito mais do arquiteto, já que o mercado passa para as pessoas a Ideia de novo, em seguida lança outra tendência e aquilo que ontem era belo hoje se tornou arcaico. Ele afirma, que isso se da devido a essa capacidade do mercado de influenciar, faz com que as pessoas mudem rápido de opinião, se deixando levar pela