empregabilidade
Trabalhar onde você quer, com quem você quer, fazendo o que se quer, assegura ao trabalho e ao empregado uma sensação prazerosa. Pois fazendo o que gosta, sempre haverá estímulo para estudar e se atualizar nos assuntos relacionados. Assim se aprimorar e estar sempre atualizados com a demanda exigida em sua área, podendo aperfeiçoa-la mais e mais.
Atualmente a taxa de desemprego subiu para 4,8% em Janeiro. Estar empregado podemos dizer que é nossa sobrevivência, e nesse novo tempo que estamos vivendo a tecnologia esta se avançando cada vez mais e junto com ela temos que avançarmos também, pois não podemos ficar parados no tempo. Hoje existem máquinas que substituem o serviço de 10, 20, 40 pessoas. Estão desaparecendo muitas profissões e atividades profissionais e isso realmente se não tiver gente qualificada e com planos B, C , D... gera desemprego.
Um exemplo é a Volkswagen hoje bem conhecida e nomeada uma das maiores fabricas de automóveis, em 1987 era composta por 141.400 funcionários com o passar do tempo com o avanço tecnológico voltada a aceleração da produção em 2002 esses funcionários passou a ser 92.000. No Brasil isso acarretou em perca de emprego. Em 1987 a produtividade era de 6,5 veiculo por ano, já em 2002 a produção pulou para 19,5 veículo por trabalhador.Com a tecnologia as fábricas começaram a empregar menos e produzir mais.
¨Qualquer perca de postos de trabalho significa uma tragédia, pois não há perspectiva de criação de novos postos em quantidade suficiente para absorver a mão–de-obra que foi dispensada¨.
Uma solução para manter – se empregado seria a requalificação profissional, visando se preparar para uma colocação em outra área ou ramo de atividade. Até mesmo porque a função exercida poderá de deixar de existir.
Tem instituições que oferecem esses tipos de aperfeiçoamento, tal como o PRONATEC que agora