Empregabilidade e carreira
EMPREGABILIDADE E CARREIRA
Trabalho apresentado ao curso MBA em Gestão de Projetos da faculdade Pitágoras de Ipatinga (MG) na disciplina de DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES E MOTIVAÇÃO.
PROFESSOR: Álcio de Castro Ferreira
GRUPO: Renato Moreira Fonseca
FACULDADE PITÁGORAS
IPATINGA
2013
Após a leitura do texto “Empregabilidade e Carreira – Agente Econômico Reflexivo”, aliado ao conhecimento empírico acumulado em meus dezoito anos de profissionalismo, saindo de estagiário de nível técnico para engenheiro, podendo vivenciar e perceber claramente a entrada de toda a tecnologia que levou a chamada globalização, esta interfere sem duvida nenhuma na empregabilidade de qualquer profissional, independentemente do nível e do setor, pois hoje em dia é inadmissível um profissional que não utiliza de ferramentas tecnológicas para exercer sua profissão, da trena digital do pedreiro aos mais novos softwares de engenharia. Outro fator paralelo a isso, é que, dependendo do setor ou ramo, o profissional tem que dominar mais de um idioma, especialmente o inglês. A cada dia, mais e mais profissionais estão adentrando no mercado, essas qualificações implicam diretamente na inserção deste profissional nesse mercado.
A competitividade move as carreias dos profissionais que estão em busca de desafios e encaram a dinâmica da globalização como uma força para sua capacitação e ascensão nesse mercado cada vez mais exigente. Para isso, o profissional tem que se programar, planejar e buscar as ferramentas para que ele alcance suas metas, seja qual forem, promoções, plano de carreira, mudanças de setor, etc. etc.
A eficácia de um profissional do chão de fabrica depende diretamente da capacidade deste em questionar sua própria competência e autonomia para se programar, ser pro ativo, antecipar aos seus aspectos cotidianos e ter uma relação interpessoal que o diferencie dos demais.
Com esse novo aspecto, a