Empreendedorismo e Inovação
Fala-se muito sobre a Inovação e sua importância, mas pouco se sabe como desenvolver o processo inovador e como implantá-lo. Atualmente, é possível encontrar iúmeras formatações de produtos e serviços inovadores, entretanto, com o decorrer do tempo surgem novas necessidades dos consumidores e o que antes era considerado o top de linha passa a ser ultrapassado.
Neste fluxo de reinventar-se constantemente cabe ao gestor estar atento às mudanças de mercado e de como ele poderá inovar para manter seus clientes interessados.
Considerando o exposto, irei aprofundar nas explanações a seguir considerações de suma importância sobre Empreendedorismo, Perfil Empreendedor e a importância da Inovação no cotidiano organizacional.
1 EMPREENDEDORISMO
A raiz da palavra empreendedor vem do verbo francês “entrepreneur” e significa – fazer algo. Pode-se dizer que existem três causas principais que movem o empreendedorismo, são elas:
a) Natureza humana: partindo do principio que alguns estudos mostram que pessoas empreendedoras tem necessidade de autorrealização.
b) O papel do empreendedor na economia visto que ele promove grandes mudanças, traz desenvolvimento e gera empregos.
c) A estrutura econômica mundial, em função da participação e do papel que a pequena e média empresa representam. O empreendedorismo consiste em um processo de suma importância, pois age como agente facilitador de mudanças, através dele o cidadão que gera e/ou aproveitar as oportunidades realiza atividades de valor tanto para si quanto para a sociedade.
Pode-se dizer que os principais conceitos de Empreendedorismo são:
-Correr risco calculado
-Inovação X Lucro Elevado
-Aproveitar as oportunidades
-Autorrealização
-Criação de valor
Sendo assim, apresentam-se os 4’Ps do empreendedorismo:
- Perspectiva: pode-se dizer que é a capacidade do empreendedor de buscar a melhor forma possível para desenvolver suas atividades seja do ponto de vista considerando o