Inovaçao e empreendedorismo
Excelência nas mudanças e a busca da inovação através do empreendedorismo.
1 INTRODUÇÃO
Definições equivocadas afirmam que o termo empreendedorismo é somente o processo de início de um negócio próprio. Todavia, profissionais que desejam se destacar no mundo dos negócios, devem ter uma atitude empreendedora em qualquer momento ou posto de trabalho em que se encontra, seja como executivo de uma empresa ou como dono desta. O século XXI demanda fortemente profissionais que agem como “donos do negócio”, em qualquer área de atuação. Torna-se assim imprescindível a conduta empreendedora, ainda mais quando a situação da empresa é desconfortável, seja por dificuldades de mercado, ou até mesmo em momentos de depressão econômica. Nestas situações, torna-se essencial uma figura de autogestão pessoal. No país das oportunidades que é o Brasil, resta-nos reunir elementos corporativos que articulados de maneira conjunta com a excelência na mudança, formam o profissional inovador caracterizando-o como um grande empreendedor. Como gerir mudança com excelência e transformá-la em grande potencial de geração de novas riquezas? Mas o que leva as organizações a buscarem de forma incessante a inovação nos dias atuais? Por que a inovação se tornou um imperativo organizacional?
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
Identificar ações inovadoras e de mudança com excelência que exerçam força transformadora sobre as organizações capaz de gerar novas riquezas.
2.2 Específicos
• Utilizar as competências aplicadas à gestão da inovação e do empreendedorismo no dia a dia de organizações no Brasil; • Transferir estas competências às forças produtivas organizacionais.
3 REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Gonçalves Filho, Gonçalves e Pardini (2008),
o ambiente organizacional caracteriza-se por alta competitividade, elevada turbulência ambiental, pela ocorrência de mudanças rápidas e descontínuas no