Empreendedorismo no Brasil
No Brasil, o empreendedorismo começou a ganhar força na década de 1990, durante a abertura da economia. A entrada de produtos importados ajudou a controlar os preços, uma condição importante para o país voltar a crescer, mas trouxe problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os importados, como foi o caso dos setores de brinquedos e de confecções, por exemplo.
Para ajustar o passo com o resto do mundo, o país começou a mudar. Empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder competir e voltar a crescer. O governo deu início a uma série de reformas, controlando a inflação e ajustando a economia, em poucos anos o País ganhou estabilidade, planejamento e respeito. A economia voltou a crescer. Só no ano 2000, surgiu um milhão de novos postos de trabalho. Investidores de outros países voltaram a aplicar seu dinheiro no Brasil e as exportações aumentaram. Juntas essas empresas empregam cerca de 40 milhões de trabalhadores.
Oportunidades e Desafios
Criar, planejar ou até mesmo pensar em realizar algo novo, não é uma tarefa fácil considerando isso podemos observar que para cumprir essa tarefa o individuo empreendedor terá que se esforçar e ter o domínio sobre o negócio, produto ou serviço inovador que deseja abrir.
É importante identificar e avaliar as oportunidades, desenvolver um bom plano de negócio determinar e captar os recursos necessários, manter uma boa gestão na empresa para que se possa agilizar o processo empreendedor, realizar uma pesquisa de mercado, entendimento dos consumidores e outros dados indispensáveis para que se iniciar um empreendimento com segurança.
Todo empreendedor deve esta aberto a idéias inovadoras que não só se resuma ao território nacional, mas como também ao internacional. Para preparar-se para um novo empreendimento precisa-se de atenção, trabalho, dedicação e suor. Inovar é fundamental para que o negócio tenha sucesso. Empreendedores iniciantes começam