ELETROTÉCNICA TEÓRICA
ENGENHARIA
ELETROTÉCNICA TEÓRICA
PROFº RAED
2014-2
CAPÍTULO I – ELETRODINÂMICA
1. Tensão Elétrica
A tensão elétrica entre dois pontos, também chamada de diferença de potencial (ddp), é o trabalho necessário em joules para mover um coulomb de carga de um ponto a outro.
A unidade no Sistema Internacional (SI) de tensão elétrica é o volt, cujo símbolo é V. O símbolo de tensão elétrica é U.
U
W q Onde:
U é a tensão elétrica, em volts (V).
W é o trabalho, em joules (J). q é a carga elétrica, em coulomb (C).
2. Corrente Elétrica
É o movimento ou o fluxo de elétrons. Para se produzir a corrente, os elétrons devem se deslocar pelo efeito de uma ddp.
A unidade no SI de corrente é o ampère, cujo símbolo é A. Os símbolos utilizados são o I para uma corrente constante e i para uma corrente variável no tempo.
O condutor metálico da figura 1, submetido a uma ddp entre os seus extremos, possui uma quantidade de elétrons que atravessa a seção reta transversal do condutor desde o instante t até o instante t + t. Cada elétron apresenta uma carga elétrica elementar e de valor igual a 1,6 10 19 C .
Em um intervalo de tempo t, passa pela seção transversal uma carga elétrica de valor absoluto igual a:
q n . e
Onde:
q é a quantidade de carga elétrica em movimento, em coulomb (C). n é o número de elétrons. e é a carga elétrica elementar de um elétron, que é igual a 1,6x10-19C.
1
Fig. 1 – No intervalo de tempo Δt, “n” elétrons passam pela seção reta transversal do condutor.
Define-se intensidade média de corrente elétrica i m no intervalo de tempo t:
im
q
t
Quando a corrente varia com o tempo, define-se intensidade de corrente i em um instante t o limite para o qual tende a intensidade média, quando o intervalo de tempo t tende a zero:
i lim
t o
q
t
Denomina-se corrente contínua constante toda corrente de sentido e intensidade constantes com o tempo. Neste