Empreendedorismo no Brasil
Um dos principais erros do empreendedor iniciante é não dar importância ao planejamento. Devido a isso a muitas pequenas empresas fecham nos primeiros dois anos.
Para obter sucesso no empreendimento o empreendedor deve dominar a área, ter atitude, uma boa conduta e um comportamento de liderança.
Outros critérios no processo de seleção da atividade empresarial a ser atuada é que o empreendedor deve ter vocação para atuar em determinada área. Se o mercado é favorável tanto em questão de clientes interessados em adquirir o produto, quanto de fornecedores com baixo custo, prazo, qualidade de entrega e avaliar a questão financeira.
Outra dica importante para os iniciantes é buscar consultoria nas empresas-junior que funcionam nas universidades ou procurar por pessoas bem sucedidas que se dispõe a dividir suas experiências para que os futuros empreendedores saibam o melhor caminho a seguir.
É importante também cuidar das relações de trabalho dentro da empresa. Se a empresa é pequena, um conflito mal resolvido pode contaminar todo o ambiente, gerando um clima desagradável com toda a equipe sendo que talvez esteja relacionada a apenas um funcionário. Entretanto os pequenos empresários podem tirar proveito de um ambiente de trabalho mais restrito, pois com isso tem a possibilidade de compreender melhor as expectativas das pessoas, o repertório para o desempenho, as competências e com isso podem dar um tratamento personalizado a cada um dos colaboradores.
Uma grande preocupação, depois da empresa entrar no mercado é a inovação. Muitos empreendedores não vêem isso como um diferencial e isso ocorre devido ao fato de muitos não pensarem na internacionalização. Porém, o Brasil está crescendo e atraindo investimentos externos que por sua vez atrai empreendedores de outros países.
Enfim, o empreendedor brasileiro deve utilizar todas as fontes e recursos possíveis. Também deve se atentar