Empreendedorismo na Fuga das Galinhas
No âmbito estratégico, o primeiro aspecto que encontramos no filme foi o de liderança, quando a personagem principal, a galinha Ginger, se coloca à frente do grupo de galináceos, conduzindo-o a um objetivo em comum: fugir do galinheiro. Com isso, é possível observar claramente os pontos principais de liderança: Comprometimento, flexibilidade, esforço integrado e otimização de recursos.
Após o galo Fowler mostrar seu pingente da aeronáutica, Ginger, mais uma vez, tem uma ideia. A de montar um avião. Nesse momento, é notável toda a sua influência sobre as demais galinhas. Ginger apresenta sua nova estratégia e dividi as companheiras por tarefas, ficando evidente o espírito de equipe, onde cada grupo realiza uma função: engenharia, fabricação, conselheiro chefe de aviação, etc.
Levando esse fato para a vida real, equivale a uma empresa dividida por setores, cada um com sua função e dependendo um do outro para o sucesso, para a realização do bem comum de uma organização, que pode ser definido como “expectativa de maior capacidade de resolver situações, de efetividade e de eficácia, pois, em todas as experiências reconhece-se claramente que ela se constrói sobre a necessidade das pessoas e setores de enfrentar problemas ou desafios concretos.”
Ao longo de todo o filme, nós, com olhares empreendedores, percebemos várias características encontradas em um empreendedor. Além dos já citados, é impossível não perceber a exigência de qualidade e eficiência de Ginger para com as demais, a busca de oportunidades e informações pelo galo Rocky, os riscos calculados das próprias galinhas, a independência e a persuasão do líder para com os outros,