empre
Crowdsourcing ao pé da letra vem da união de duas palavras do inglês, crowd, que significa multidão e source, que significa fonte, origem, manancial, raiz e na sua melhor tradução para o termo, fonte de informações. É isso! Crowdsourcing é uma fonte de informações unidas de uma multidão, ou quase isso.
Crowdsourcing são e pessoas que se unem para resolver problemas em conjunto, criar novos produtos, testarem sites, criarem conteúdo, encontrarem soluções e muito mais. E é uma tarefa feita por nós há muito tempo, não é uma novidade da internet, as cooperativas são exemplos de crowdsourcing, determinados movimentos também.
Atualmente muitas empresas têm usado de crowdsourcing para facilitar suas vidas. Elas precisam de uma opinião sobre seu produto antes dele entrar no mercado, o que eles fazem? Encontram um crowdsourcing a fim de testar produtos e darem seu parecer. Pronto, solução rápida, barata e eficaz encontrada! Elas precisam criar um logo para uma campanha que seja adequado ao projeto e mesmo assim barato? Vão a sites como o 99 designs e lançam sua necessidade e em pouco tempo, vários designers já respondem com seus trabalhos e ainda tem uma galera opinando, e de acordo com o briefing dão notas para os que melhores se encaixarem no projeto da empresa. Mais um problema resolvido! Aí você pode estar se perguntando, tá, mas não sou empresa, então isso de crowdsourcing não tem a ver comigo, certo? Errado! O crowdsourcing existe em todos os lugares e para todas as pessoas com as finalidades mais diferentes possíveis. Exemplo: você quer viajar, mas de ônibus é muito caro, o que fazer? Ir de carona! Mas como saber quem irá para o mesmo lugar e pode te dar essa carona? Simples! Existem vários sites especializados em unir essas pessoas e facilitar suas vidas, fora isso ainda existe as comunidades do Facebook com esse escopo também. Vai passar um tempo numa cidade que não