Empowement
EMPOWERMENT
Faculdade Anhanguera
Vitoria ES 2012
DEFINIÇÃO
O EMPOWERMENT que na falta de melhor palavra na língua portuguesa, poderia ser chamado de poder de influência, é a possibilidade da população pobre e de certos grupos de excluídos influenciarem as instituições que afetam o seu bem- estar de forma relevante. (Cássio Rolim PPGDE-UFPR)
EMPOWERMENT: Pode também ser definido como um processo de reconhecimento, criação e utilização de recursos e de instrumentos pelos indivíduos, grupos e comunidades, em si mesmos e no meio envolvente, que traduz num acréscimo de poder -psicológico, sociocultural, político e econômico- que permite a estes sujeitos aumentar a eficácia de exercício de sua cidadania. (Pinto, 2001, p247)
Após pesquisar sobre este tema percebo que é um mecanismo ou método utilizado nas empresas que abrem seus olhos valorizando o capital humano com expectativas para melhorar, aperfeiçoar, adquirir maior lucratividade e mais interação em um grupo de colaboradores de uma fábrica, para que um todo, membros da alta gerência, ao menor funcionário saiam vitoriosos.
CARACTERISTÍCA
Eles compartilham as tarefas de lideranças e administrativas.
Membros têm autoridade para avaliar e melhorar qualidade de informações de desempenho e de processo.
A equipe fornece ideias para a estratégia de negócios.
Eles estão empenhados em flexíveis e criativas.
Coordenar e trocar com outras equipes e organizações.
Honestidade é melhor relacionamento com os outros e confiança.
São positivos e entusiasmados.
BASES PRINCIPAIS
O EMPOWERMENT se assenta em quatro bases principais: Poder, motivação, desenvolvimento e liderança.
BENEFÍCIOS
Ao terem a liberdade de tomarem iniciativas, os colaboradores diagnosticam os problemas referentes à organização, diagnosticam os motivos e apresentam soluções.
Quando um problema corporativo é identificado rapidamente, as chances de encontrar soluções