Emoções
CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSOR: LUISA SILEIRA
ALUNA: CELIANE QUEIROGA TORRES MAT. 03009638 TURMA: 3MA KRISLEIDE PAULA DIAS DOS SANTOS MAT. 03008213 MARCELO MELO MAT. 03009247 MARCUS ANTÔNIO MAT. 03010368 ROSANGELA BEZERRA MAT. 03009887
EMOÇÕES
As emoções exercem na nossa vida cotidiana um papel importante, mas no comportamento organizacional pouco se dava atenção. Para entendermos isso existem duas explicações: as normas do mundo do trabalho onde se devia reprimir e abafar as emoções (mito da racionalidade) e a consideração das emoções como perturbadoras (emoções negativas). Contudo as emoções demonstradas em momentos errados podem atrapalhar o desempenho do profissional, por outro lado os funcionários trazem as emoções para o trabalho todos os dias, e para um estudo amplo do comportamento organizacional é necessário considerar o papel delas no ambiente de trabalho.
Para iniciarmos precisamos conceituar: afeto, emoções e sentimentos.
Afeto – é um termo genérico que abrange grande número de sensações experimentadas pelos indivíduos, englobando tanto as emoções quanto os sentimentos.
Emoções – são expressões afetivas intensas dirigidas a alguém ou alguma coisa, ou seja, são súbita ruptura do equilíbrio afetivo de uma pessoa. Geralmente são de curta duração e acompanhada de reações fisiológica (choro, batimento cardíaco acelerado, suores frios ou tremor nas pernas).
Sentimento (humores) – são estados afetivos menos intensos e mais duráveis do que as emoções e que normalmente não requerem um estimulo contextual para se manifestarem.
Teoricamente esses três termos são distintos, mas na prática isso não é tão claro. Pesquisadores de uma determinada área priorizam o estudo dos sentimentos e os de outra as emoções. Portanto, mesmo com essas diferenças as emoções e os sentimentos são essenciais para expressarmos a nossa afetividade.
AFETO
Definido como uma